Arte em Animação
Um Outro. 2009
Um Outro é o primeiro remake de curta em animação do Brasil, que o diretor Chico Liberato dirigiu em dois momentos distintos, possibilitando diferentes recursos de animação.
O filme trata da história de dois amigos fogem de um rei tirano que irá devorá-los. A natureza de cada um se afirma no caminho a ser percorrido, definindo o ser-no-mundo: cruel e arrogante ou fraterno e amorável.
"Um Outro tem a intenção de demonstrar através de dois personagens que cada qual constrói seu destino conforme o grau de sua matriz espiritual.
UM é o ser que abre sua consciência para o mundo ao redor, aprendendo o tempo todo com ele, ampliando sua percepção de ser partícula de um todo.
Através da interação com os elementos da natureza ele toma consciência do seu ser universal. OUTRO, apartado de tudo, recusando a cada momento uma leitura além dos seus pequenos interesses, fecha-se em seu mundo restrito e limitado, colocando essa atitude acima da universalidade dos acontecimentos que se sucedem. Vira pó, sem deixar referências de contribuição evolucionária.
Com essa significação o filme demonstra o percurso em que cada qual se situa no seu caminho, vivenciando a transitoriedade ou universalidade do seu ser. " Chico Liberato
- Direção e Animação: Chico Liberato
- Argumento e roteiro: Alba Liberato (adaptação de história da oralidade popular)
- Produção: Candidaluz Liberato
- Trilha sonora: João Liberato
- Dublagem: Jackson Costa
Story Board
Premiação
- Melhor roteiro no Festival Locomotiva em 2009
- Prêmio "Jacaré" 2009 em 2009