O Artista
Chico Liberato faz parte da segunda geração de artistas modernos da Bahia. Autodidata, passou a integrar o mundo da arte desde que entendeu o seu lugar no mundo, abrindo e explorando caminhos próprios de expressão. É artista multimeios: desenhista, pintor, escultor, gravador, cineasta, designer gráfico. Sua obra é reflexo de experiências vivenciadas no exercício dessas múltiplas linguagens visuais, em sete décadas de produção ininterrupta.
Completamente identificado com as mais autênticas referências do Nordeste brasileiro, pulsou por justiça social, integração com a natureza, idiossincrasias e sentimentos humanos, em pesquisas e percepções que lhe pautaram vida e obra. O olhar impregnado de sertão e de sentidos transbordou em arte e nos ofertou eclético e diversificado acervo, que hoje compõe o universo da sua criação.
O Chico artista contém ainda dimensão de ativista, articulador e gestor cultural, com participação decisiva na realização de eventos que engrandeceram a arte na Bahia e acolheram novas gerações de artistas. Conhecer obra e trajetória de Liberato é se inteirar do quanto pode um fazer contribuir com o coletivo, a reafirmar e reavivar a beleza e humanidade que há em nós.